Qual é o trabalho de uma assistente social? Saiba tudo sobre a profissão!

Você já se perguntou o que faz um assistente social? Bem, essa é uma das profissões mais importantes que existem e nem todo mundo sabe da gama de responsabilidades desse profissional. Entenda tudo sobre essa profissão a seguir:

O que faz um assistente social?

O assistente social, muitas vezes, só é visto como uma ferramenta de avaliação do Governo, mas existem diversas responsabilidades que estão relacionadas a este profissional.

Muitas pessoas acham que o assistente social só pode exercer suas funções em órgãos públicos, mas a verdade, é que este também pode atuar no setor privado. Afinal, é de responsabilidade do profissional da área o bem-estar físico e psicológico dos indivíduos assistidos.

Suas atuações podem ser feitas através de projetos ou de assistência dirigida, podendo prestar serviços para qualquer faixa etária. O assistente social pode trabalhar com equipes multiprofissionais a fim de possa desenvolver benefícios para toda uma comunidade que esteja dentro de sua atuação.

Ter proficiência em uma língua estrangeira é um diferencial exigido para estes públicos, pois podem lidar com os mais variados projetos.

Como se tornar um assistente social?

Para se tornar um assistente social é necessário se graduar em um curso de Serviço Social, disponível tanto no ensino privado quanto no ensino público através do Exame Nacional do Ensino Médio.

Quem opta pelo ensino privado, deve aplicar a sua nota para às bolsas de estudo do PROUNI 2021isto se estiver de acordo com os requisitos do programa. As bolsas disponíveis pelo ProUni podem ser parciais ou integrais, dependendo da pontuação e da situação socioeconômica do candidato.

Enquanto isso, os estudantes que desejam cursar Serviço Social no ensino público, precisam participar do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU), As vagas são ofertadas pouco tempo depois da divulgação do resultado do Enem e são reabertas no segundo semestre do ano.

Como é o curso de Serviço Social?

Está interessado nessa carreira? Então será preciso entender como funciona o curso de Serviço Social, que você pode acessar através dos programas mencionados anteriormente.

A formação dura em média 4 anos e é ofertado em meio período, ou seja, não é de ensino integral. Essa duração diária do curso é pensada para que os estudantes possam conciliar a faculdade com um estágio, remunerado ou não, na área em questão.

Como este é um curso classificado como área de ciências humanas, o estudante terá acesso a estudos relacionados a sociologia, política, direitos humanos, entre outros campos semelhantes.