O que é EJA e como funciona?

O EJA é um dos maiores projetos educacionais para quem não conseguiu concluir o ensino médio e apesar de já estar em vigor há bastante tempo, nem todo mundo conhece o programa ou sabe como ele funciona. Para entender as propostas do EJA e como o programa funciona nas escolas, leia as informações a seguir:

O que é o EJA?

Você já ouviu falar no EJA? Esse é um programa do Governo Federal junto ao Ministério da Educação que surgiu com o objetivo de solucionar um dos problemas sociais do brasileiro: o ensino básico incompleto. Essa ainda é uma realidade evidente no nosso país, mas vale mencionar que o programa tem modificado esses números desde a sua criação.

No país, temos diferentes modalidades de ensino e o EJA é uma delas. Nessa modalidade, o estudante tem acesso aos conteúdos do ensino médio em um período reduzido de tempo, que no ensino básico dura três anos. Como a própria sigla diz, a Educação Para Jovens e Adultos, foca nesse público que já deveria ter terminado o ensino básico, mas que não o fizeram por quaisquer razões.

O programa diminui a carga horária dos estudantes, levando em consideração os assuntos mais abordados do ensino médio. As aulas do EJA são no período da noite e acontecem na escola pública. O processo de ensino-aprendizagem é bem semelhante ao ensino médio, em que os estudantes passam por avaliações, provas e trabalhos.

Qual a diferença do EJA para o Encceja?

Enquanto o EJA objetiva diminuir o tempo de conclusão do ensino médio, o Encceja visa certificar os estudantes aptos a concluir o ensino fundamental, o ensino médio, ou ambos. Quem se interessou pela proposta, deve estar atento a data das inscrições ENCCEJA em 2020. Sendo assim, o EJA não é o único programa que possui o objetivo de diminuir os índices negativos na educação.

Com a proposta de melhorar o cenário educacional do país, o programa do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que é usualmente confundido com o programa de Educação Para Jovens e Adultos, surgiu também como uma forma de substituir o certificado de conclusão alcançado por quem conseguia uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio.

A inscrição para o programa é gratuita e quem tem interesse em participar, deve se inscrever no período indicado de forma online e comparecer ao local de prova que será indicado em seu cartão do participante.